CNAE Preponderante no SEFIP VERSAO 8.4

CNAE Preponderante no SEFIP VERSAO 8.4

O SEFIP exige que o usuário cadastre o CNAE Preponderante a partir da competência 12/2008.

Como proceder:

1º Para empresas que atuam com CNAE único:

Dentro do SEFIP, em Ferramentas, Opções, Replicar CNAE Preponderante, manter a seleção 'do estabelecimento centralizador/do proprio estabelecimento'.
Clicar em replicar para concluir.

2º Para empresas que atuam com CNAE multiplo:

Dentro do SEFIP, em Ferramentas, Opções, Replicar CNAE Preponderante, selecionar 'Especifico (Informar CNAE)' e em seguida digitar ou selecionar o CNAE.
Clicar em replicar para concluir.

Por Jair da Silva Lima.

18 comentários:

  1. A minha dúvida sobre como atender a obrigatoriedade do uso do CNAE Preponderante foi perfeitamente esclarecida. Seguindo os passos recomendados nesse Blog a solução procurada foi encontrada. Meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  2. A minha dúvida sobre como atender a obrigatoriedade do uso do CNAE Preponderante foi perfeitamente esclarecida. Seguindo os passos recomendados nesse Blog a solução procurada foi encontrada. Meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  3. Minha duvida como proceder, foi solucionada com os passos recomendados nesse Blog. Meus agradecimentos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, minha dúvida foi ceifada e o meu problema solucionado

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado pela infomação, a cef vive fazedo mudanças é um problema éio. Mas pessoa como vc é importante para sociedade.
    Que Deus lhe abençõe
    Marcos de Belém-Pa

    ResponderExcluir
  6. Graçs Deus foi resolvido, o impedimento foi embora.

    Marcos

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, graças a sua explicação consegui resolver tudo muito obrigado mesmooooooooooo
    lilian

    ResponderExcluir
  8. MUITO OBRIGADA, ESSE BLOG FOI O ÚNICO QUE ESCLARECEU MINHAS DÚVIDAS, TOMEM COMO EXEMPLO......

    ResponderExcluir
  9. AINDA NÃO CONSEGUIR ENTENDER O PORQUE DO CNAE PREPONDERANTE? QUAL A FINALIDDADE!!!!!ME RESPONDAM! POR FAVOR.

    WIGNA

    ResponderExcluir
  10. Somos do Corpo de Bombeiros em Pernambuco e já estávamos cansados de fazer ligações para suporte técnico e nada resolvia, até seguirmos sua orientação. Pronto, tudo resolvido.
    Estamos muito agradecido.

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado !! Sua informação foi de muita utilidade.

    ResponderExcluir
  12. Ainda tenho dúvida. Pela legislação em vigor, a empresa deve utilizar o CNAE onde constem o maior número de funcionários para o recolhimento das contribuições previdenciárias. Quando eu informo na SEFIP mais de um CNAE, ou seja, o preponderante e outros, quais destes CNAES será utilizado para cálculo das contribuições previdenciárias, em especial o RAT? Automaticamente utiliza o preponderante. Pergunto isto porque a empresa onde trabalho informou o preponderante e outro, e o cálculo do RAT foi feito pelo outro e não o preponderante. Não deveria ser automático?

    ResponderExcluir
  13. Dentro da SEFIP existem campos para preenchermos o CNAE preponderante e outros. A preponderância é aquela na qual estão cadastrados o maior número de funcionários? Este é o CNAE que deverá ser utilizado para recolhimentos das contribuições previdenciáiras? O Programa utiliza automaticamente este CNAE preponderante para realizar os cálculos das contribuições previdenciárias, em especial o RAT? Na empresa para o qual trabalho, foi informado os dois, mas o cálculo do RAT foi feito com base no CNAE que não é o preponderante, então estou entendendo que a SEFIP não faz este cruzamento automaticamente. O correto não seria utilizar sempre o preponderante para a realização dos cálculos das contribuições previdenciárias?

    ResponderExcluir
  14. No caso de condomínio residencial, com um empregado, a contribuição de terceiros aparece com o valor zero. Tem alguma ligação com o cnae preponderante?

    ResponderExcluir
  15. Muito bom, esclareceu perfeitamente a minha dúvida, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  16. obrigada.estava quebrando a cabeça.

    ResponderExcluir
  17. Jair, tenho um enigma para você, Minha empresa é de importação de eletrodomésticos, 80% do faturamento é desse tipo de produto. Também importo algumas peças de motos fora de estrada off road, e eventualmente junto essas peças e monto algumas motos de maneira artesanal. Estou no Simples Nacional e meu CNAE não é o de indústria de motos pelo fato de eu realmente não ser uma indústria, pois o cnae de indústria de motos é impeditivo do simples nacional. E agora, qual sua opinião sobre o assunto, . Grato pelo vosso tempo. Abraços

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário aqui.
Ele será moderado e publicado.
Não esqueça do seu nome e da sua cidade.