A estrada para o desenvolvimento passa por Terra de Areia/RS


A estrada para o desenvolvimento passa por Terra de Areia/RS

Conclusão do trecho da BR-158 entre Rosário do Sul e Santa Maria vai beneficiar turismo e economia local

Repórter: Maiquel Rosauro

O setor turístico da região prepara-se para receber uma nova leva de visitantes a partir da conclusão das obras na BR-158, entre Rosário do Sul e Santa Maria, prevista para ser inaugurada em 20 de setembro. O novo caminho rodoviário vai abrir trânsito para viajantes vindos do Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, que, por sua vez, passariam pelo município para chegar em diversos destinos do Rio Grande do Sul ou mesmo para outros estados. Esta nova demanda que se aproxima, originou o projeto Rota da Integração, que visa beneficiar o turismo.

A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Integração Latino-Americana (Cilam). O objetivo é promover a discussão e implantação de uma nova alternativa de desenvolvimento turístico, econômico, cultural e social às regiões e municípios do interior.

Hoje, às 14h, o presidente do Cilam e coordenador do projeto, Mosar da Costa, realiza uma palestra na Câmara de Vereadores para apresentar a proposta. O evento deve contar com representantes de 145 municípios.

“Vamos discutir alternativas de divulgação e criar uma comissão encarregada de desenvolver o projeto”, explica Costa.

A rota tem como eixo central os municípios de Rosário do Sul, Santa Maria, Paraíso do Sul, Novos Cabrais, Candelária, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Lajeado, Estrela, Teutônia, Westfália, Garibaldi, Farroupilha, Caxias do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Torres. Os 76 municípios situados em até 60 km do roteiro central, em ambos os lados, também estão inclusos, o que tende a beneficiar seus atrativos turísticos.

Também são projetadas oito rotas alimentadoras, em diferentes regiões do Estado, que trarão maior fluxo de veículos para a Rota da Integração. Os municípios centrais e periférico que compõem os caminhos auxiliares também são alvo do projeto.

As rotas que vão trazer os turistas


Rota da Integração

(630 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-158, BR-287, RS-130, BR-386, RS-453 e BR-101
Abrangência: Fronteira Oeste, Centro (Vale do Jaguari, Quarta Colônia e Jacuí Centro), Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Vinhedos, Serra Gaúcha e Litoral Norte (18 municípios centrais e 73 na periferia da rota)

Rota Alimentadora 1

(344 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-290, BR-377, RS-241 e BR-287
Abrangência: Fronteira Oeste e Centro (oito municípios centrais e nove na periferia da rota)

Rota Alimentadora 2

(270 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-158, BR-290, RS-640, RS-241 e BR-287
Abrangência: Fronteira Oeste e Centro (seis municípios centrais e dez na periferia da rota)

Rota Alimentadora 3

(300 quilômetros de extensão)
Rodovia: BR-287
Abrangência: Fronteira Oeste e Centro (sete municípios centrais e 12 na periferia da rota)

Rota Alimentadora 4

(300 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-392, RS-168 e BR-287
Abrangência: Missões e Centro (sete municípios centrais e 22 na periferia da rota)

Rota Alimentadora 5

(570 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-471 e BR-392
Abrangência: Campanha, Centro e Sul (sete municípios centrais e 12 na periferia da rota)

Rota Alimentadora 6

(330 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-158
Abrangência: Alto Uruguai, Planalto e Centro (sete municípios centrais e 38 na periferia da rota)

Rota Alimentadora 7

(310 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-153 e BR-392
Abrangência: Campanha e Centro (cinco municípios centrais e sete na periferia da rota)

Rota Alimentadora 8

(420 quilômetros de extensão)
Rodovias: BR-116 e BR-392
Abrangência: Campanha, Centro e Sul (oito municípios centrais e onze na periferia da rota)

Fonte http://www.arazao.com.br/noticias.php?cod=3812

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